segunda-feira, junho 13, 2005

A arte aos seus autores!!!





Vamos proteger o formato RAW!!! Visitem o site do projecto OpenRAW!!!

Quem não sabe o que é o formato RAW, pode ler um pouco a seguir ou no site OpenRAW.

Um dos formatos das imagens capturadas por máquinas fotográficas digitais é o RAW (em português significa cru). Como o nome pode deixar adivinhar, este formato não é processado pela câmara, e portanto tem de ser processado antes de poder ser vista como qualquer outra imagem. Vantagens? Permite ao fotógrafo o total controlo sobre a imagem. É como sermos nós a revelarmos os nossos rolos e fazermos as nossas ampliações. Tudo na imagem são escolhas do fotógrafo, e não do "empregado da loja".

Até aqui tudo bem. O problema é que cada máquina gera ficheiros RAW diferentes e incompatíveis entre si. Então, o software para ler estes ficheiros necessita de "saber" como ler estes ficheiros, de forma diferente para cada máquina. Só que os fabricantes não divulgam informações sobre as especificidades dos ficheiros das suas máquinas, e por vezes até encriptam os ficheiros, para dificultar o acesso, uma vez que os fabricantes vendem software próprio para ler estes ficheiros...

Portanto, através deste site, e através de formas muito simples, e gratuitas, podemos contribuir para impedir os fabricantes de fazerem o que querem com as nossas imagens.

Esta foi uma descrição muito simples de tudo isto, mas podem ler bastante mais no site que indiquei, e que ficará a partir de hoje nos links permanentes deste blog. A divulgação é uma forma de apoio!! Apoiem vocês também!!



Sem comentários: